[ad_1]
O programa Mapeia Risco SP, da Defesa Civil estadual de São Paulo, vai destinar R$ 3,2 milhões em ações de mapeamento de risco e prevenção de ocorrências de deslizamento de terra e inundações nos municípios do estado.
Em 2024, serão 52 cidades contempladas com planos de redução de risco, setorização e mapa comunitário. O mapeamento permitirá aos gestores municipais conhecerem as ameaças existentes no município para adotarem políticas públicas e obras para mitigá-los.
Ao todo, a Defesa Civil estadual produziu mapeamentos de risco para 361 dos 645 municípios paulistas.
A seleção das cidades é feita por meio de um estudo que utiliza critérios técnicos definidos pela Defesa Civil. São levados em conta fatores como número de habitantes, densidade demográfica, percentual do município com setores de risco alto ou muito alto e histórico de ocorrências anteriores.
Dentre os municípios contemplados com um Mapa Comunitário de Risco está São Luíz do Paraitinga, cidade que será a primeira a usar Sistema de Alerta por Sirenes para Cheia de Rios.
Bairros e comunidades sujeitas à inundação deverão contar com o Mapa Comunitário de Risco, além de instalação de placas de sinalização indicando pontos de risco, rotas de fuga e locais de abrigos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
[ad_2]